terça-feira, 2 de novembro de 2010

O filho da noiva



Como seria se você percebesse que as saídas para sua vida estão em um recomeço? Esse é o mote do roteiro de Juan José Campanella e Fernando Castets para o filme “O filho da noiva” (El hijo de la novia), lançado em 2001. Rafael (Ricardo Darín), um homem na faixa dos 40 anos tem um enfarte e se dá conta de que sua escolhas necessitam serem revistas e decide recomeçar.

Cartaz do filme "O filho da noiva"


Separado e com uma filha, Rafael tem um novo relacionamento e administra o restaurante Belvedere, fundado por seus pais há muito tempo. As dívidas com os fornecedores, seu medo de lidar com a vida e o reaparecimento de um amigo de infância são os detonadores da trama. Seguindo o formato de um herói contemporâneo, repleto de dúvidas e da crueza necessária para encarar a vida atual, Campanella construíu uma narrativa sensível, mesclando a doença da mãe do personagem, Alzheimer, com o desejo do pai de Rafael, Nino (Héctor Alterio) de realizar o único desejo que não foi possível na época: casar-se com a esposa na igreja.

Internada em uma clínica, Norma (Norma Aleandro) vive em um mundo sem história, como uma criança que não se lembra do passado. Pouco visitada pelo filho, mas presente nas memórias dele, após o enfarte, Rafael começa a reatar o contato com a mãe e cai em um dilema delicado quando o pai pede ajuda para se casar com Norma, mesmo estando nessas condições.

Rafael se aproxima da mãe e de si mesmo

Decidido a transformar sua vida, Rafael vende o restaurante com o desejo de ficar mais perto da filha, da namorada e dos pais. Uma cena muito interesse é quando Rafael está na igreja conversando com o padre. O reverendo informa que não será possível realizar o casamento, pois discernimento é uma das chaves do casamento. E Rafael informa que se soubesse disse, não teria se casado da primeira vez, pois estava enlouquecido pela paixão.

Outro momento de uma pureza incrível é quando Rafael e sua filha Vick (Gimena Nóbile) estão em uma lanchonete e a menina comenta que ganhou o segundo prêmio de poesia. O pai abre o caderno e descobre, pela primeira vez o universo da filha. Ao ler o poema, fica totalmente emocionado e pertubado, pensando em como pode demorar tanto para conhecer a produção/vida da filha. Darín demonstra com maestria o conflito desse pai que estava entregue aos problemas e esqueceu-se de si.

Sem saídas para realizar o sonho do pai, Rafael encontra no amigo Juan Carlos (Eduardo Blanco), a saída para os seus problemas. 

Junto com o amigo, a namorada e a filha, Rafael passa a ser mais livre para mudar

“O filho da noiva” é um filme bastante delicado e perfeitamente real, partindo de questões comuns amplificadas pela lente do diretor que transforma seu filme em um doloroso poema contemporaneo, repleto de nuances e reconhecimento.

 Assista um trecho do filme

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Me deu vontade de assistir. Adoro filmes assim! É sempre bom parar um momento e tentar mudar a vida de alguma forma, algumas mudanças são difíceis, mas necessárias.

    Adorei o texto!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Darín está simplesmente brilhante em "O segredo dos seus olhos"! O prêmio foi realmente merecido.

    Bjossss!!!

    ResponderExcluir