quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Conversando com Mamãe

 Cena do filme Conversando com Mamãe, de Santiago Carlos Oves
Por Alex Olobardi

As relações entre mãe e filho são incrivelmente reveladas no filme Conversando com Mamãe, do diretor e roteirista Santiago Carlos Oves, falecido em maio deste ano. Sensibilidade e um texto extremamente bem costurado oferecem ao elenco principal, China Zorrilla (de Elsa & Fred) e Eduardo Blanco (de O Filho da Noiva e Clube da Lua) a possibilidade de ampliarem a gama de emoções sugeridas no roteiro.

A trama é bastante original. Jaime (Blanco) está desempregado e sua esposa, juntamente com a sogra, decidem que a maneira de pagar a hipoteca da casa onde vivem é vender um outro apartamento deles, no qual, vive a mãe de Jaime, que no filme é chamada de “Mamá” (China). Com isso, o filho ausente resolve procurar a mãe a fim de que ela possa sair do apartamento e resolver seus problemas.



O que Jaime não esperava era descobrir verdadeiramente quem é sua mãe: uma mulher inteligente, sensível e apaixonada. Aos 82 anos, “Mamá” descobre uma nova paixão, Gregório (Ulises Dumont), treze anos mais novo e um “anarco-aposentado”, como ele mesmo se denomina. Entre passeatas, agitações, Gregório conhece “Mamá” ao descobrir, em uma árvore, a sobra de comida jogada para dar alimento aos gatos.

O enredo se desenvolve utilizando o recurso de flashbacks, com cenas de Jaime e “Mamá” quando jovens, alinhavando as conversas que acontecem no apartamento em questão. Os diálogos rememoram, na minha humilde opinião, aos de Fellini, em Noites de Cabíria, desnudando a crueza do sentimento por meio de uma dose de humor.

Cena final de Noites de Cabíria, quando a platéia confidencia a dor da personagem título
e a esperança de que tudo será diferente.

O cinema produzido nos países latinos, ao contrário do Brasil, segue padrões semelhantes ao cinema europeu, muito mais focado em contar boas histórias e usando um viés histórico e/ou político como pano de fundo. No caso desse filme, a referência está na luta pelos aposentados por melhores condições e salários dignos, abrindo o filme com uma cena dos famoso panelaços realizados na Argentina. Quanto aos ambientes do filme, cabe o destaque ao apartamento, a casa de Jaime e a uma praça. Além disso, não ha nada além da ação que acontece por meio do texto.

A forma como o personagem Jaime transita entre as possibilidades de tirar a mãe da casa são facilmente descontruídas por diálogos de uma carpintaria rebuscada e delicada, variando entre o esquecimento da personagem e a repetição de fatos. O ponto alto desse filme está no texto e nas interpretações repletas de realismo.

Conferir Conversando com Mamãe é mergulhar na intimidade entre mãe e filho, tocando nas questões delicadas do que um dia se torna a relação quando este filho tem sua nova família e, na esperança de se conhecer e reconhecer, deverá recorrer à origem de tudo. 

As fotos utilizadas para ilustrar o texto são fotos de divulgação encontradas na internet. 

4 comentários:

  1. Alex, A resenha do filme ficou muito boa Deu vontade de assistir. Adoro filme latinos e muitos fimes europeus. Sou fã!!!! Só que ando meio parada e nem conhcia este. Fiquei interessada. Parabéns pelo blog! Beijos e meu carinho, Aninha

    ResponderExcluir
  2. Evoé, Alex.Adorei a ideia.
    Não vi ainda e fiquei com vontade de ver.
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh uma perolaaaaaa, amo essa perola !!!! Ai que orgulho o meu sobrinho mais amado seguindo os passos da titia que é apaixonada pelo cinema latino !!!

    ResponderExcluir
  4. gostei muito, e olha que não sou apaixonada por cinema latino, mas seu comentário me deixou curiosa!! vou ver. valeria_tata_@hotmail.com

    ResponderExcluir