sábado, 23 de outubro de 2010

Elsa & Fred


Trailer do filme "Elsa & Fred"


Você pretende assistir um filme que fale de amor, vontade de realizar sonhos e quem sabe, mudar paradigmas? Então, é o momento de assistir “Elsa & Fred”, uma sensível comédia romantica sobre dois personagens na maturidade que estão redescobrindo a vida, utilizando o outro como espelho do mundo.

Elsa é encantadora. Carísmática, a atriz China Zorrilla - um mimo uruguaio que construíu sua carreira no cinema argentino – está novamente impagável. Mãe de dois filhos, Elsa mora sozinha em um apartamente e recebe um novo vizinho, Alfredo (Manuel Alexandre). Viúvo e com uma filha superproterora, Fred recomeça a vida para superar a morte da esposa. Mal sabe que contará com o auxílio da pouco tradicional Elsa, que além de bater no carro da filha do recém-chegado, adora contar mentirinhas sobre sua vida.

 O convite para uma bebida e a aproximação entre os dois

Aos poucos, entre um convite para uma bebida e uma observação feita pela janela, a vida desses dois senhores vão ficando cada vez mais unida, até que os dois começam a namorar, para o espanto das famílias.

E as mudanças começam. Elsa levanta a estima de Fred, tornando-o mais alegre e disposto para encarar a vida. A paixão acontece.


Há uma cena engraçadíssima, quando os dois vão jantar em um restaurante luxuoso. Após comerem bem, a conta chega e é alta. Elsa sugere que os dois saiam sem pagar, pois ninguém irá desconfiar de dois “velhinhos”. Contrariado, Fred sai de braços dados com Elsa e fogem para o carro.

Com o passar dos tempos, os sonhos se revelam: Elsa, quando jovem, parecia a atriz de “La Dolce Vita”, Anita Ekberg. Para concretizar um desejo antigo, Elsa gostaria de reproduzir a cena do banho na “Fontana di Trevi”, em Roma.


 Anita Ekberg, na cena clássica de "La dolce vita" (1960), do diretor italiano Federico Fellini

Ao descobrir que Elsa está doente, Fred decide realizar esse sonho. E o que o público vê é que a paixão não tem idade para acontecer, nem o cinema tem limites para nos surpreender.


O filme de Marcos Carnevalle (Mariscos e Mexilhões) tem um excelente enredo e um elenco escolhido a dedo, como a participação da atriz Bianca Portillo (Volver) fazendo Cuca, a filha de Fred. A fotografia e a iluminação utilizadas no filme relembram pinturas renascentistas, repletas de cor e de beleza estética. Quanto a trilha sonora, o tema “Hoy puede ser un grand día”, de Joan Manuel Serrat diz exatamente o que os personagens esperam. Além da letra, a melodia remete a um “roquinho” leve, o que dá ritmo ao tom bem humorado da história.

Elsa & Fred é um filme para assistir com toda a família e pensar em como pode ser encarado o amor na maturidade.

4 comentários:

  1. Oi Alex!
    excelente dica! Um excelente filme para dias de reflexão serena sobre viver bem, vivendo a vida!
    Muito legal esse post! te sigo.
    grande beijo,
    Elaine

    ResponderExcluir
  2. Este filme dá uma regarga nas nossas baterias! Mesmo quando estamos diante da morte, ainda estamos vivos!!!!!! E a vida é para ser vivida. Para mim, foi emoção pura! Adorei a resenha e o fato de colocar o trailler ficou ótimo, Alex! Parabéns! Meu carinho, Aninha.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a iniciativa. A gente vê tantos BLOGs sobre cinema, mas poucos sobre o latino. Parabéns!!!

    bjoss

    ResponderExcluir